Publicações

2024 é o ano do Planejamento Sucessório: como escolher a melhor estratégia jurídica para destinar e distribuir seu patrimônio?

Patrimônios construídos diuturnamente ao longo de anos, muitas vezes, fruto do trabalho de gerações, merecem ser confiados a profissionais comprometidos em oferecer a melhor estratégia jurídica para um Planejamento Sucessório que considere a autonomia de vontade do protagonista da sucessão, garanta maior segurança para os herdeiros e a individualização de patrimônio, evitando disputas futuras e…

Veja mais ›

STF. REPERCUSSÃO GERAL EM PAUTA. TEMA 1220. INCONSTITUCIONALIDADE PARCIAL. HONORÁRIOS. CRÉDITO TRIBUTÁRIO.

Leading Case: RE 1326559 Título: Declaração de inconstitucionalidade parcial, sem redução de texto, do § 14 do artigo 85 do CPC/2015 para se afastar a possibilidade de ser atribuída preferência de pagamento a honorários advocatícios em relação ao crédito tributário. Descrição: Recurso extraordinário em que se discute, à luz do artigo 146, III, “b”, da…

Veja mais ›

Receita esclarece exclusão do ICMS do PIS/Cofins – 26/07/2024

O contribuinte com decisão judicial final para manter o ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins pode pedir, na esfera administrativa, a exclusão do imposto estadual, a partir da data do julgamento da “tese do século” pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O esclarecimento, por parte da Receita Federal, consta na Solução de…

Veja mais ›

ENTIDADES FILANTRÓPICAS GARANTEM IMUNIDADE DE ITCMD NA REFORMA – 23/07/2024

As instituições sem fins lucrativos conseguiram manter na regulamentação da reforma tributária, as regras previstas para imunidade de ITCMD – o imposto sobre doações. Havia receio de redução da abrangência desse benefício com a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 68/2024. O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora segue para…

Veja mais ›

A NÃO INCIDÊNCIA DO ITCMD NAS TRANSMISSÕES DE BENS NO EXTERIOR

A implementação da Reforma Tributária propiciou significativa alteração no sistema tributário nacional, evidenciando que os legisladores se empenharam em suprir a lacuna referente à incidência do ITCMD no cenário de doação e transmissão causa mortis de bens situados no exterior, prescindindo a necessidade de Lei Complementar. O artigo 16 da EC 132/2023 passou a prever…

Veja mais ›