NOVO CAPÍTULO DO ICMS E OPERAÇÕES INTERESTADUAIS ENTRE ESTABELECIMENTOS DE MESMO TITULAR: CONVÊNIO 174/2023

A complexa trama normativa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) desdobra-se a partir das elevadas disposições da Constituição Federal, as quais conferem competências e demandam uma organização nacional por meio de leis complementares. Antes mesmo da efetiva concretização da competência tributária, os Convênios de ICMS desempenham um papel crucial na formatação desse…

Veja mais ›

STF. REPERCUSSÃO GERAL EM PAUTA. JULGAMENTO. TEMA 633. ICMS. CREDITAMENTO DE INSUMOS. EXPORTAÇÃO

Leading Case: RE 704815 Título: Direito ao creditamento, após a Emenda Constitucional 42/2003, do ICMS decorrente da aquisição de bens de uso e de consumo empregados na elaboração de produtos destinados à exportação, independentemente de regulamentação infraconstitucional. Descrição: Recurso extraordinário em que se discute, à luz dos artigos 155, § 2º, incisos X, a e…

Veja mais ›

STF FORMA MAIORIA PARA MANTER JULGAMENTO QUE AUTORIZOU REVISÃO DE DECISÕES TRIBUTÁRIAS – 17/11/2023

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira para rejeitar recursos apresentados contra uma decisão da Corte que autorizou a revisão de decisões tributárias. O julgamento foi interrompido, contudo, por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli. Em fevereiro, os ministros decidiram que uma decisão tributária que já tenha transitado em julgado (quando…

Veja mais ›

STJ: CONTRIBUIÇÃO EXTRAORDINÁRIA À PREVIDÊNCIA PRIVADA NÃO É DEDUTÍVEL DO IRPF – 16/11/2023

Por unanimidade, os ministros da 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram pela impossibilidade de dedução das contribuições extraordinárias à previdência privada da base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O processo julgado foi o Resp 1.937.545/PB. As contribuições extraordinárias são aquelas destinadas a cobrir déficits do plano e arcar…

Veja mais ›