EXCESSOS DA TRIBUTAÇÃO NA SUCESSÃO

Na medida em que durante a vida não consolidamos um devido planejamento sobre a nossa sucessão (patrimônio físico e atividade empresarial), justamente nesse momento de dor pela perda de um ente querido, os herdeiros e sucessores ainda terão que se submeter a uma série de questionamentos que se não forem muito bem executados, certamente resultará…

Veja mais ›

APELAÇÃO CÍVEL. MANDADO DE SEGURANÇA. ITBI INTEGRALIZAÇÃO DE IMÓVEIS AO CAPITAL SOCIAL DA IMPETRANTE. PRETENDIDA NÃO INCIDÊNCIA DO TRIBUTO MUNICIPAL. RECURSO PROVIDO.

APELAÇÃO CÍVEL. Mandado de Segurança. ITBI. Integralização de imóveis do sócio ao capital social daimpetrante Pretendida não incidência do tributomunicipal, nos termos do art. 156, § 2º, inciso I, da Constituição Federal Sentença que denegou a segurança almejada Reforma do r. decisório Conquanto seu objeto social seja a administração de bens imóveis próprios e no…

Veja mais ›

Receita Federal atualiza normas gerais de tributação do Imposto de Renda Pessoa Física – 26/05/2023

Instrução Normativa ajusta a legislação tributária em conformidade com a Medida Provisória 1.171/2023 e decisões judiciais. Foi publicada Instrução Normativa nº 2.141, de 22 de maio de 2023, que altera diversos dispositivos da Instrução Normativa RFB nº 1.500, de 2014, que dispõe sobre normas gerais de tributação relativas ao Imposto de Renda Pessoa Física. A…

Veja mais ›

Judiciário flexibiliza normas de parcelamento tributário – 25/05/2023

A flexibilização das regras formais não essenciais ao parcelamento tributário é permitida quando verificada a boa-fé do contribuinte, a razoabilidade do ato e a ausência de prejuízo à Fazenda Nacional. Esse é o posicionamento que está se firmando de modo majoritário no judiciário. Recentemente, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região negou provimento à apelação…

Veja mais ›