O processo de abertura de uma empresa dura em média 36 dias, mas para 18 municípios de Mato Grosso do Sul, adeptos da Redesimples, esse período será reduzido em 53%, ou seja, 17 dias, através de parceria entre Governo Federal, Sebrae, Governo do Estado de MS, Jucems (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul), Receita Estadual, órgãos de fiscalização e licenciamento (como Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente), e prefeituras.
O anúncio foi feito na manhã de hoje (7) durante a Rota do Desenvolvimento, quando foram entregues certificados aos prefeitos dos municípios de Amambai, Aparecida do Taboado, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Três Lagoas, integrantes da ação.
 
Os trabalhos para implementar o sistema que integra e facilita a comunicação entre as instituições envolvidas na abertura e fechamento de empresa começaram há cerca de dois anos no Estado. “O objetivo é ampliar o projeto a outros municípios que manifestarem interesse. Para isso, basta o gestor público procurar o Sebrae/MS ou a Jucems”, destaca o superintendente do Sebrae em MS, Claudio Mendonça.
 
Segundo o presidente da Jucems, Augusto César Castro, o objetivo é facilitar o caminho para quem quer empreender, de modo mais rápido possível. “A meta é reduzir ainda mais, para cinco dias a abertura de empresas para negócios de baixo risco nos municípios que aderiram ao projeto”, avalia.
 
A Rota do Desenvolvimento começou hoje e segue até a quarta-feira (9) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, com atividades gratuitas. A programação completa está disponível no site www.rotadodesenvolvimentoms.com.br. 
 
Fonte: Campo Grande News