LEI PERMITE ATUALIZAR O VALOR DE IMÓVEIS E REDUZIR O VALOR DO IMPOSTO

A Lei 14.973/24, publicada no último dia 16 de setembro como uma das medidas de desoneração da folha de vários setores da economia, prevê alterações que irão impactar no patrimônio de pessoas físicas e jurídicas. O contribuinte atento às alterações legislativas e bem assessorado por uma equipe que implemente um planejamento tributário adequado, certamente, irá…

Veja mais ›

STF. REPERCUSSÃO GERAL EM PAUTA. RECURSO EXTRAORDINÁRIO. TEMA 0218. TRÂNSITO EM JULGADO. SUPERMERCADO. ICMS. ENERGIA.

Leading Case: RE 588954 Título: Direito de supermercado a crédito do ICMS relativo à energia elétrica utilizada no processo produtivo de alimentos que comercializa. Descrição: Recurso extraordinário em que se discute, à luz do art. 155, § 2º, I, da Constituição Federal, a possibilidade, ou não, de se considerar como atividade industrial o processamento de…

Veja mais ›

Flexibilização do sigilo bancário para fiscalização tributária – 26/09/2024

A recente decisão do Supremo Tribunal Federal em torno da obrigatoriedade de instituições financeiras fornecerem dados de clientes aos Fiscos estaduais é de suma relevância. O STF declarou que o compartilhamento de informações bancárias com as autoridades fiscais, no âmbito das operações de recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) por meios…

Veja mais ›

Lei permite atualizar valor de imóvel e aplicar IR menor – 24/09/2024

O governo federal permitiu aos contribuintes atualizarem os valores de bens imóveis para valor de mercado com o pagamento do Imposto de Renda por uma alíquota menor. O percentual reduzido seria de 4% para pessoas físicas (que normalmente pagam entre 15% a 22,5%) ou 10% para pessoas jurídicas (alíquota usual de 34%). A medida é…

Veja mais ›