LEI COMPLEMENTAR Nº 194, DE 23 DE JUNHO DE 2022

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar: Art. 1º A Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966 (Código Tributário Nacional), passa a vigorar acrescida do seguinte art. 18-A: “Art. 18-A. Para fins da incidência do imposto de que trata o inciso II…

Veja mais ›

CÂMARA SUPERIOR. ICMS. INFRAÇÕES RELATIVAS AO PAGAMENTO DO IMPOSTO. por receber mercadorias tributadas sujeitas ao regime de substituição tributária, sem a comprovação da retenção do imposto. redução da multa aplicada no item I.1, consoante previsão da Lei 16497/17.

TIT SP – CÂMARA SUPERIOR – ICMS – INFRAÇÕES RELATIVAS AO PAGAMENTO DO IMPOSTO por receber mercadorias tributadas sujeitas ao regime de substituição tributária, sem a comprovação da retenção do imposto. As operações foram consideradas desacompanhadas de documentação fiscal nos termos do artigo 184, inciso I do RICMS (Decreto 45.490/00) – DECADÊNCIA PARCIAL ACOLHIDA –…

Veja mais ›

Sessões do Carf seguem suspensas por greve – 13/07/2022

Apesar da tentativa do presidente do Carf – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, Carlos Henrique de Oliveira, de retomar a realização de julgamentos criando até mesmo uma modalidade híbrida, o órgão voltou a suspender em parte as sessões previstas para ocorrer nesta semana em turmas ordinárias e extraordinárias, em função da greve dos auditores e…

Veja mais ›

Estados reduzem alíquotas, mas são omissos sobre exclusão da TUST e TUSD do ICMS – 13/07/2022

Embora tenha reduzido a alíquota de ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e comunicações, a maioria dos estados não incluiu em suas legislações disposições expressas para obedecer a outra regra definida pela Lei Complementar 194/22: a não incidência do ICMS sobre os serviços de transmissão e distribuição e encargos vinculados às operações com energia elétrica. Entre…

Veja mais ›

IPI: ‘praça’ é o local do estabelecimento do remetente – 12/07/2022

Foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (8) a Lei 14.395/2022 que define o termo “praça” para efeito de tributação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Pela norma, passa-se a considerar “praça” o município onde está situado o estabelecimento do remetente do produto. Deve-se considerar “praça” a cidade onde está situado o estabelecimento…

Veja mais ›