Lula diz: Redução do IOF vai dificultar ação de especuladores – 20/10/2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (19), em Catalão, que o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre os investimentos estrangeiros em renda fixa de 4% para 6% servirá para facilitar a entrada do dólar em investimentos produtivos e dificultar a chegada em aplicações especulativas na bolsa de valores.
“Recebemos no Brasil, no mês de setembro, uma entrada de US$ 16 bilhões de dólares. Por isso que tomando uma atitude de aumentar o IOF de 4% para 6% para que a gente facilite a entrada do dólar que venha direto para o setor produtivo e crie dificuldade para o dólar que venha para aplicação na bolsa ou especular. É preciso que a gente faça uma separação”, disse Lula, durante a cerimônia de inauguração de seis hidroelétricas.
O presidente também falou das reservas cambiais que o país tem. “Vou terminar meu mandado com o Brasil com US$ 300 bilhões em reservas que é uma garantia que possibilitou ao Brasil não entrar na crise de 2008 e não sofrer os danos da crise como sofreram outros países ricos que ate agora não se recuperaram da crise”.
Lula afirmou ainda que o país terá que recuperar o tempo perdido para se tornar, até 2016, a quinta maior economia do mundo. “O Brasil é um país que não tem volta. Estamos determinados a recuperar o que não conseguimos fazer no século 20, quando o Brasil jogou fora extraordinárias oportunidades de se transformar em uma grande nação, porque ficava esperando o que os americanos queriam que a gente fizesse ou que os europeus queriam que a gente fizesse”.
“Adoramos os americanos e os europeus, mas gostamos mais dos brasileiros e tomamos conta das nossas decisões”.
Fonte: Agência Brasil