Governo do Acre foi dos poucos que não aumentou impostos para 2016 – 14/01/2016

O Acre foi um dos poucos estados do país em que não houve aumento de impostos estaduais em 2014. Só no Acre e em mais quatro estados os impostos como o ICMS e o IPVA não sofreram qualquer reajuste em relação a 2015. Ainda assim, o Estado é, também, um dos raros entes federativos sem qualquer pendência em sua folha de pagamentos e em dia com fornecedores.

Os dados são do joenal O Globo e do portal G1, divulgados hoje. A pesquisa considerou as elevações de alíquotas – o percentual usado para calcular quanto o contribuinte vai pagar de imposto sobre o valor, em reais, de determinado produto, serviço ou bem.
&#160
A alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), por exemplo, aumentou em 20 estados, além do Distrito Federal. O tributo, estadual, é um dos que mais pesam e incide sobre produtos e serviços considerados essenciais, como telefonia e telecomunicações, e também os supérfluos, como cosméticos, bebidas alcoólicas e cigarro.
&#160
O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Ele subiu em 12 estados, mais a capital federal. Já o imposto sobre herança e doações – conhecido em vários estados como ITCMD – aumentou em 10 estados e no Distrito Federal.
&#160
Grande parte dos municípios não elevou a cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que incide sobre bens como imóveis e terrenos, mas reajustou a alíquota pelos índices de inflação de 2015, que ficaram em torno de 10%.
&#160
Enquanto isso, o governo federal elevou o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de bebidas e eletrônicos e acabou com a isenção do Imposto de Renda em remessas ao exterior de até R$ 20 mil este ano.
&#160
Segundo o portal G!, aconteceu um aumento generalizado, apontando que o ICMS é um dos que terão maior impacto no bolso do brasileiro, afirma. No Acre não houve qualquer reajuste de alíquota para os consumidores.
&#160
Isso é prova da saúde financeira do Acre, mesmo em tempos difíceis e resultado da política do Governo do estado de contenção de recursos, sem fazer gastos exagerados e sem aceitar o as pressões por reajustes e aumentos que comprometam a manutenção do pagamento da folha de salários e demais obrigações do Estado.
&#160
Confira os quadros dos estados que aumentaram impostos e onde se cobram as mais altas alíquotas, comprovando que o Acre não fez qualquer reajuste e nem penalizou a população em geral e o contribuinte, em particular com mais impostos.
&#160
Fonte: A Tribuna