Empresas brasileiras poderão utilizar novas funcionalidades do Portal Único do Exportador, que visa transparência e eficiência nos processos e controles de exportações e importações
A partir desta segunda-feira (19/12), o Portal Único de Comércio Exterior passou a oferecer aos empreendedores novas funcionalidades para aumentar a eficiência em processos de comércio exterior. A expansão da ferramenta digital foi anunciada na semana passada, como parte das medidas do Governo Federal para destravar a economia.
A fase de testes antecede a entrada em operação do novo sistema, prevista para fevereiro de 2017.
Além da ampliação das funcionalidades, o portal vai consolidar, em um único ponto de entrada, o encaminhamento de todos os documentos e dados exigidos nas operações. Com isso, o governo espera reduzir em 40% o tempo para procedimentos de comércio exterior.
Ao entrar no site para testar as novas opções tecnológicas, os usuários poderão também sugerir melhorias e informar falhas no sistema. As operações realizadas no ambiente nesse período, contudo, serão apenas para teste e não terão validade para efetivar vendas no exterior.
Após o período de validação, as primeiras exportações a serem realizadas pelo novo processo serão as que utilizam modal aéreo. 
Os demais meios de transporte (marítimo, ferroviário, rodoviário e postal) serão incorporados ainda no primeiro semestre. 
As informações são da Receita Federal e do Ministério do Desenvolvimento, Comércio Exterior e Serviços.
Fonte: Diário do Comércio