Um pacote de medidas anunciado nesta quarta-feira (11), durante o aniversário de 24 anos do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Estado (Sindiex), no Itamaraty Hall, poderá trazer certo alívio à cadeia de comércio exterior capixaba, aumentando a competitividade das empresas e reduzindo custos.
 
Dentre as ações anunciadas pelo vice-governador do Estado, César Colnago, estão a assinatura de decreto que traz mudanças sobre produtos importados distribuídos pelo Espírito Santo, assim como projeto de lei prorrogando por um ano do prazo para o uso da caução do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap) para o pagamento do frete marítimo.
 
“O comércio exterior é muito importante para o desenvolvimento econômico e propiciar medidas que incentivem a competitividade e reduzam custos é fundamental para promover um ciclo de crescimento robusto e sustentável”, afirmou o vice-governador.
 
Durante o evento, considerado um dos principais encontros empresariais do Espírito Santo, o presidente do Sindiex, Marcilio Machado, ressaltou a importância da colaboração entre as entidades para o desenvolvimento da cadeia produtiva e, ainda, fez uma análise do atual momento econômico e político vivido pelo país.
 
“O Espírito Santo se destaca no cenário nacional, pois a sua gestão pública conseguiu antecipar o ajuste fiscal e terminar 2015 com um superávit. Portanto, sou otimista, pois este exemplo a ser seguido nos mostra que temos competência para liderar em tempos de crise e acredito na força de nossas instituições. Acredito que seja um grande momento de retomada”, reforçou.
 
O presidente do Sindiex enfatizou ainda que o momento é de rever o país e olhar para o futuro vislumbrando as oportunidades decorrentes de novas narrativas que devem e precisam surgir. “Posso afirmar, com certeza, que existe um vácuo de liderança no país. No meio da crise política, a pergunta mais proclamada é: quem irá assumir o comando do país? Onde estão os líderes do amanhã? Precisamos renovar os líderes políticos, empresariais, sindicais”, disse.
 
O tradicional evento do Sindiex reuniu mais de 400 pessoas, entre empresários, representantes de entidades, profissionais do segmento de comércio exterior, políticos e autoridades, no Itamaraty Hall. O segmento hoje é responsável por 50% do PIB Estadual e é referência nacional.
O setor, que teve o auge das importações logo após a abertura do mercado, em 1993, sofreu um baque com a Resolução 13 do Senado Federal, em 2013, que alterou as alíquotas de ICMS das operações interestaduais de produtos importados. Do ano passado até hoje, além da crise econômica interna, o segmento sofre com a falta de infraestrutura, principalmente portuária.
Homenagem
Com mais de 20 anos de atuação no setor de comércio exterior, a economista Marcia Murad foi a primeira mulher a receber o prêmio Personalidade do Comércio Exterior do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Estado (Sindiex), ao longo dos 24 anos de história da entidade. A homenagem foi entregue nesta quarta-feira (11), durante coquetel, no Itamaraty Hall.
 
Murad, pós graduada no exterior e ocupando hoje a gerência executiva do Sindiex, falou da honra em receber o prêmio, do atual cenário econômico e dos projetos a serem desenvolvidos pela entidade.
 
“Trata-se de um prestigioso prêmio de reconhecimento. Diria que a responsabilidade em recebe-lo é igual para homens e mulheres, e independe de gênero. O cenário atual é preocupante e cheio de incertezas. Mas tenho esperança de que dias melhores poderão vir para o comércio exterior. Concordo que o setor, em perspectiva de economia globalizada, é alternativa única para manter as atividades da produção, segurar a queda de empregos, e assegurar a arrecadação de que o governo precisará para sustentar a disciplina fiscal, e colocar o país em rota de crescimento”, disse.
 
A executiva ressaltou ainda que atual diretoria do Sindiex tem como principal bandeira a integração das entidades governamentais e representativas de classe, com vistas ao fortalecimento de pensamentos e de ações em prol do comércio exterior. “Mais do que nunca, torna-se necessário que se restabeleça uma agenda estadual em prol da competitividade do Estado. O momento é de unidade, para enfrentamento das adversidades atuais e das outras tantas que se vislumbram”.
 
Fonte: Folha Vitória