Então é Natal

Independentemente do fundamento, origem e complexidade histórica desse ciclo denominado de ano civil, que em regra tem 365 dias, mas que a cada 4 períodos, somamos a ele mais um dia, experimentando então 366 dias, o certo é que o mesmo é imprescindível ainda nos dias atuais para manter as sociedades em funcionamento, justamente em virtude da organicidade que provoca nas relações e na vida em geral.

Por essa razão, juntamente com tantas outras invenções, ouso a dizer que essa divisão temporal – não o tempo -, mas o ano, é certamente uma que mais repercute na humanidade.

Mas aqui, o que queremos trazer para reflexão vai um pouco além da análise objetiva que esse ciclo nos reflete, principalmente em momentos de grande preocupação e dificuldades como aquele que estamos vivenciando.

Já se preparando para o encerramento de 2021 por maior que tenha sido os desafios enfrentados nos últimos dois anos, o certo é que diante do novo ano que se aproxima, essa chama sagrada da esperança se renova e com ela todo um fluir de bons acontecimentos surge para o nosso bem.

Ainda nesse contexto, é certo que ainda estamos em um período de Natal de grandes incertezas e preocupações. Entretanto, ainda assim, não há dúvida que vivemos um momento especial, independentemente da raça, credo ou religião, realidade essa que passa à margem da situação política, econômica, sanitária ou social e que por si só, acende inegavelmente o brilho no olhar de todos nós.

E Natal é exatamente isso: Luz, Amor, União. É a celebração do nascimento. É a Luz do Espírito Santo que semeada no Amor da nossa Mãe Maria, gerou o menino Jesus, consagrando a confraternização de todos os povos.

Por tudo isso, com as oportunas e pertinentes ressalvas, desejamos a todos os brasileiros, de luta, de sentimento, de consciência, de união e de atitude, que neste período possamos verdadeiramente ter um Natal em Família, com a mesa farta de bons sentimentos e um 2021 preenchido de coragem, esperança e realizações.

Paz e Bem!!!

LUIZ PAULO JORGE GOMES, é Advogado, sócio da Jorge Gomes Advogados, Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP, Ex-Conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF.