Camex reduz imposto de importação de três produtos – 16/06/2016

Resoluções foram aplicadas sobre sardinha congelada, níquel e monoisopropilamina (insumo usado em herbicídas)

Três resoluções aprovadas pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) vão permitir a redução temporária da alíquota do imposto de importação da sardinha congelada, do níquel e também da monoisopropilamina. As resoluções foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), nesta quarta-feira (15).

No caso da sardinha, a alíquota de 10% será ajustada para 2% durante seis meses, para uma cota de 30 mil toneladas. A expectativa é garantir a oferta do produto durante a época de interrupção da pesca, quando a prática fica proibida por causa do período de defeso e recrutamento da espécie.

Já a monoisopropilamina é usada na fórmula de herbicidas empregados no combate a pragas nas culturas como as de abacaxi, algodão, café, feijão e alho. A redução do imposto será de 14% para 2%. A nova taxa passa a vigorar a partir de 23 de junho durante um ano para uma cota de 26.282 toneladas.

O níquel é um insumo básico utilizado pela indústria siderúrgica na produção de aços inoxidáveis e terá redução de alíquota de 6% para 2%, por um prazo de seis meses, para uma quota de 3,6 mil toneladas.

Fonte: Portal Brasil

&#160