A Esperança se renova

Experimentamos neste ano que se finda, algo novo, uma realidade absolutamente diferente do que vivemos nos últimos tempos e, embora tudo isso tenha acontecido em um lapso muito curto de tempo, transformou completamente a realidade da maioria de todos nós, mas com a evolução dos dias e tudo que vem permeado neles, o certo é que já estamos iniciando 2022 sob uma nova perspectiva, daquela advinda da chama sagrada denominada esperança.

Muitas mudanças ocorreram, algumas para melhor, outras nem tanto. Porém, em que pese as adversidades experimentadas, o que nos orgulha é a capacidade de superação do povo brasileiro.

Povo de raça, de sentimento, mas, sobretudo, povo capaz de se superar a cada dia, a cada momento, a cada obstáculo.

Em qualquer lugar passível de habitação humana que vivesse as experiências, principalmente políticas aqui vividas, teria como contrapartida a deflagração de revolta interna, de confronto entre governantes e governados.

Aqui não, diferentemente da revolta, há uma capacidade enorme de conviver sob adversidades e, mesmo assim, evoluir.

Mesmo ainda sob forte influência dos reflexos advindos da pandemia, por exemplo, temos apurado recorde de arrecadação tributária, o mesmo acontecendo agora com a intenção de contratação de funcionários e o índice de confiança da classe empresarial, principalmente no que se refere a novos investimentos.

As vendas do Natal, da mesma forma, tiveram aumento real em relação ao mesmo período de 2020.

Entretanto, é importante nos lembrarmos que não obstante a força econômica vir demonstrando sua predileção enquanto valor das sociedades consideradas modernas, o mundo conclui que esta é apenas uma consequência que deve ter como base não apenas interesses financeiros, mas sim que estejam pautados em questões como a ética, a cidadania, a democracia, a valorização do ser humano.

Principalmente depois que o mundo foi afetado pelo Covid, experimentamos o alcance real do que é globalização e todos os efeitos que pode causar, positivos e negativos.

Portanto, não temos mais como pensar apenas no nosso quintal, sem antes nos preocuparmos, de verdade, com a comunidade que vivemos, sendo conscientes que os nossos atos irradiam efeitos a todos e assim será a nossa realidade.

Por tudo, conscientes das nossas responsabilidades e dos grandes desafios que temos pela frente, assim como desse maravilhoso sentimento de superação que possuímos em nosso gene, desejo a todos nós brasileiros, de luta, de sentimento e de atitude, que tenhamos um 2022 preenchido de coragem, bons sentimentos e prosperidade.

LUIZ PAULO JORGE GOMES, é Advogado, sócio da Jorge Gomes Advogados, Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP, Ex-conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF. luizpaulo@jorgegomes.com.br